<$BlogRSDUrl$>

space

28.12.06

A casa-Mondrian 

Mondrian
Pieter Cornelis Mondriaan, mais conhecido como Piet Mondrian, nasceu na cidade holandesa de Amersfoort, no dia 7 de março de 1872. Pisciano, portanto. Morreu em 1º de fevereiro de 1944, em Nova Iorque. Nesse interstício, depois de desistir de ser pastor protestante, participou do modernismo, se engajou no neoplasticismo, publicou em revistas de arte, fez amigos pintores, inventou um estilo. Seus quadros mais famosos lembram agrupamentos de cores aleatórios, muito bonitos. Já viraram vestidos, reproduções, sabonetes do MAM. E uma casa.

W3
Uma das mais tradicionais vias de Brasília, a W3 Sul (West 3, o que significa que é a terceira via do lado oeste do Eixo Rodoviário) tem 16 quadras, alternadass de um lado por comércios decadentes, lojas de tecido, bares bacanas ou pés-sujo e muitas, muitas igrejas, e de outro, o que deveriam ser casas, mas são pensões baratas ou pouzadas (sic) mensais. Ah, e muitas cartomantes.
***
Mondrian e W3 são duas experiências aparentemente irreconciliáveis, mas que se juntaram ante meus olhos ontem, durante um inocente passeio de carro. No meio da W3 Sul, entre várias casas-pensões, saunas gays e pontos de ônibus, eu vi a casa-Mondrian. Cuja fachada lisa e reta, como convém a um quadro 2D, fora azulejada seguindo meticulosamente as linhas retas e as cores daqueles quadros coloridos e famosos do Mondrian. Muito branco, vermelho, amarelo, azul e as linhas negras no meio.
A casa-Mondrian é uma excelente pedida para quem não se contenta em ver arte apenas nos livros ou nos quadros emoldurados. Só traz pequenos problemas para os amantes de uma arte menos retilínea, é claro. Mas sempre é possível decorar sua fachada com Basquiat.

postado por antonina kowalski às 05:33

2dizem por aí:

At 29/12/06 01:18, Anonymous Anônimo disse...

A mi me gusta Mondrian...estamos construyendo una casa basada en un Mondrian.

 
At 29/12/06 01:21, Anonymous Anônimo disse...

I love the colours of happiness!

 

Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?