<$BlogRSDUrl$>

space

6.12.06

A gloriosa vida de Cosmo 

Quando era pequena, eu tive um peixe dourado. Goldfish. Lindo, gordo e luminoso. Até que um dia papai ou mamãe me deram mais dois peixes. Beijoqueiros, me disseram. Cheguei em casa da escola, talvez numa terça-feira, e encontrei meu dourado sangrando. Enquanto ele se acuava num canto, os dois peixes beijoqueiros, em vez de beijarem um ao outro, o vidro do aquário ou as plantinhas de plástico, beijavam as escamas do dourado. Uma tristeza.
Tiramos o dourado do aquário grande e o colocamos em recuperação.
Três dias depois, o dourado sangrou até morrer. Ainda vi minha mãe despachá-lo lixo abaixo.
Passei muitos anos com aquários e outras tentativas de estimação.
Hoje, morando numa bela caixinha preta branca e vermelha, me parecia muito apetecível ter novamente um peixe. Na última segunda-feira, fui-me ao aviário perto de casa que também vendia peixes e escolhi um dourado bem pequeno, para crescer ao meu lado, me fazendo companhia. Comprei pedrinhas roxas, produtos de limpeza e fui-me, com Cosmo ao meu lado, comprar o almoço (o meu) no McDonalds. Em casa, alimentei, aconcheguei, acomodei o cogumelo de plástico e fui trabalhar.
Cosmo ficou em casa. À noite, antes de dormir, conversei com ele. Troquei algumas idéias a respeito da solidão enclausurada, perguntei como era a vista. Cosmo foi bem atencioso. Deitei-me enlevada pela vigilância e companhia constantes, do peixe dourado acordado na minha mesa de estar.
Na terça, coloquei comida para Cosmo e fui correndo trabalhar. Na hora do almoço, Cosmo morreu.
Fiquei ali, parada, olhando o peixe dourado deitado de lado no aquário, numa posição ilegal à natureza dele. Entristeci. Em apenas um dia, Cosmo me conquistou. Por apenas um dia, Cosmo foi meu amigo.
Em alguns minutos, Cosmo foi dividir a lixeira da casa com o pacote de miojo, a garrafa vazia de vinho, a poeira da sala.
O círculo da vida é mesmo incrível, diria meu pai se eu fosse um leão.

postado por antonina kowalski às 14:24

4dizem por aí:

At 7/12/06 05:30, Blogger s. disse...

Peixes não avisam que vão morrer. Nem que estão sofrendo. Nem nos ameaçam com alarmes falsos de suicídio. Por isso que eu gosto mais deles no zodíaco que dentro do aquário. ;-)
Viu, nina-karina, algumas pessoas COMENTAM. =]
beijo da Serena

 
At 7/12/06 06:26, Anonymous Anônimo disse...

compra uma lesma... [sic]...

 
At 7/12/06 11:46, Blogger antonina kowalski disse...

Gatos são alérgicos. Ou eu sou alérgica a gatos, a ordem é apenas um detalhe semântico. Só compro gatos quando os anti-alérgicos chegarem ao Brasil.

 
At 7/12/06 11:46, Blogger antonina kowalski disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 

Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?