<$BlogRSDUrl$>

space

6.7.07

A passagem do tempo 

Como a gente mede a passagem do tempo? Como sentir que o tempo passou sem ter de sofrer ao descobrir um ensaio de uma ruga que irá nascer nos próximos dez anos? Eu nunca soube. Nem nunca me importei sobremaneira. Até o dia em que notei o quanto meu bambu havia crescido.
Meu bambu é o símbolo histórico da minha vida adulta. Comprei-o um mês depois que saí da casa da mãe e me mudei para meu apartamento. Meu bambu tem dois anos e dois meses. Minha emancipação, dois anos e três meses.
Comprei o bambu porque ele se dizia (ou melhor, a etiqueta dele dizia) que era da sorte.
Hum.
E porque eu li também que os bambus não precisam de sol, são regados só uma vez por semana e só requerem água e uma casa bonita à qual gostem de pertencer e enfeitar.
Definitivamente, eu preenchia todos os requisitos do meu bambu. Nunca o molharia mais de uma vez por semana, nunca o colocaria no sol, como nunca coloquei planta alguma. E a casa é bonita.
O bambu sempre ficou ali, no mesmo lugar, o mesmo vaso – um arroubo estiloso que me fez coloca-lo num vidro antigo de leite árabe.
Até que mês passado eu olhei para o bambu, olhei mesmo, vendo-o pela primeira vez em tempos, e me dei conta de que não havia mais três folhas, como quando ele chegou. E que o pequeno galho que eu supunha eternamente atrofiado já saía dos domínios do vaso. E o bambu estava grande e verde.
Vi, súbito, que o tempo passou. E, como o bambu, o tempo passou crescendo – a casa, as coisas da casa, as recordações, os desafios, a pilha de contas pagas. E o tempo engoliu, um pouquinho, o tempo futuro que resta. Esse diminuiu. Mas não assusta, ainda. Pelo menos não por enquanto.
Porque se o passar do tempo significa ficar mais frondoso um pouco a cada dia, eu topo. Nem que para isso tenha de me servir do nanopeeling da natura, uma espécie de adubo, ou água a mais, para evitar o desfolhar. Tudo bem.

postado por antonina kowalski às 17:12

1dizem por aí:

At 10/7/07 16:55, Anonymous Anônimo disse...

sabe quando foi verdadeiramente, nos últims dias, que realmente notei o tempo passado? quando vi você pedro entrando na cobertura do prédio.

 

Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?