<$BlogRSDUrl$>

space

15.1.08

Todos os livros do mundo ou apenas um 

Há muito tempo, num outro lugar, que Senhorita K. dividia com Pedro Bó, os dois se divertiam criando listas. Pedro Bó já não se diverte tanto assim com listas e blogs, mas Senhorita K. se pegou pensando numa nova lista quando terminou a leitura de Reparação.
E, assim, nasce a primeira lista deste lugar:

Coisas que eu gostaria de ter feito
1. Reparação



Senhorita K. nunca havia ouvido falar no livro. Já sabia, claro, quem era Ian McEwan. Aí Pedro Bó lhe emprestou o dito, comprado em ótimas condições no sebo. E ela começou a ler. Começou a ler em ritmo de devoração bibliográfica. No trabalho, em casa, no horário dos seriados, na hora de dormir.
Era tudo bom o suficiente para que ela não fizesse mais nada até a hora de pegar sr. Namorado e ir para o aeroporto. O livro foi um absurdo deleite, emoção e todas as outras coisas boas que os livros proporcionam.
Para quem não quer posar de chato, a história, sem nenhuma análise sobreposta, já é boa o suficiente. Menina que amadurece sozinha em meio a um sem-número de adultos é incapaz de compreender sozinha os acontecimentos do mundo. Depois de uma mentira / incompreensão, três vidas mudam.
Pronto. É o livro. E não é só o livro, que também pode ser lido em várias camadas, sobre representação, arte, verdade e mentira, sobre o poder de redenção da escrita, sobre a percepção.
Talvez Reparação não fosse o único livro que eu quisesse ter escrito. Talvez, não. Certamente. Eu provavelmente gostaria imensamente de ter escrito Voz sem Saída, que me foi dado a ler com o aviso de que parecia escrito por mim. E parecia. E era bom. Talvez eu gostaria de ter escrito todos os livros da minha biblioteca.
Mas, possivelmente, eu me contentaria só com Reparação.

postado por antonina kowalski às 08:53

1dizem por aí:

At 15/1/08 10:31, Blogger s. disse...

lista de um item só...
that's edgy!

feliz 2008, senhorita.
:)

 

Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?